Você está visualizando atualmente Trabalhar com produção de conteúdo: será que é para você?
Trabalhar com produção de conteúdo

Trabalhar com produção de conteúdo: será que é para você?

Já pensou em trabalhar com produção de conteúdo? Essa é justamente a minha profissão. Não tenho um chefe nem horários rígidos. Não preciso sair de casa debaixo de chuva, nem desgastar meu carro no trânsito. Já não preciso mais ter medo de assaltos, que eram minha maior preocupação quando trabalhava nos Correios.

Uma rápida pesquisa no Google nos ajuda a ter uma noção do tipo de trabalho que muitas pessoas estão buscando. Por exemplo, se você digitar “como g”, o recurso de autocompletar vai dar várias sugestões de pesquisas, e a primeira vai ser “como ganhar dinheiro na internet”.

O Google sugere isso justamente por esse ser o interesse de muita gente, e a chance de você querer se informar sobre o assunto é bem grande. Realmente, trabalhar em casa, usando a internet como ferramenta de trabalho, é muito convidativo.

Acontece que a produção de conteúdo não se trata apenas de ganhar dinheiro na internet. Alguns acham que se trata de um trabalho que não requer esforço. A verdade é que trabalhar escrevendo requer muita força de vontade, mas essa pode ser a solução de que você precisa para mudar de vida.

Dá pra mudar de vida por trabalhar com produção de conteúdo?

Bom, depende do que significa mudar de vida pra você. Pra mim, mudar de vida envolvia não ter mais que ser cobrado para atingir metas de vendas inatingíveis ou para alcançar índices de produtividade incompatíveis com a carga de trabalho. Eu não queria mais ter que diariamente correr o risco de ser assaltado e ficar trancado e amordaçado na sala do cofre.

Não queria mais ter que aturar a crescente burocracia nos processos, o que é muito comum em empresas públicas. Era bem mais fácil eu mesmo pagar pelo material de limpeza da agência do que encarar uma série interminável e ineficiente de providências para concluir uma compra de R$30.

Por isso digo que mudei de vida. Mas e para você, o que seria mudar de vida? Sair do desemprego? Trabalhar com algo de que você goste? Fazer seus próprios horários e ter um pouco mais de liberdade? Trabalhar pertinho da família? Então trabalhar com produção de conteúdo pode ser uma boa solução no seu caso. Mas a questão é: por onde começar?

Como alcançar o objetivo de trabalhar escrevendo?

Esse trabalho não vai cair no seu colo. Dificilmente alguém vai se sentar do seu lado e indicar todos os passos. Acontece que praticamente todo mundo que trabalha escrevendo começou quebrando a cabeça mesmo.

Uma ótima maneira de trabalhar escrevendo é produzir conteúdo para blogs, como este que você está lendo. As empresas precisam publicar artigos, e-books e outros materiais, já que tudo isso faz parte da estratégia de marketing digital delas.

Vamos dar uma olhada em alguns pontos importantes que você deve considerar para trabalhar com produção de conteúdo para a web.

Será que trabalhar escrevendo é para você?

Para escrever, você precisa gostar de ler

Se você gosta muito de ler, a produção de conteúdo pode dar certo pra você. Aqui, precisamos esclarecer alguns detalhes sobre a leitura. Ler livros é uma atividade que requer muito mais foco do que ler artigos na internet.

Enquanto blogs e sites de notícias nos permitem absorver uma quantidade enorme de informações em pouco tempo, com os livros, nós podemos imergir em outros mundos e colocar a criatividade pra trabalhar. E, claro, essa habilidade é essencial para produzir conteúdo.

A leitura também nos ajuda a conhecer bem a língua portuguesa e a ter uma boa noção de como as frases são construídas. Dessa forma, mesmo que você não seja expert em análise sintática, ainda assim é possível produzir textos bem escritos.

Por fim, a leitura simplesmente faz parte do dia a dia de quem produz conteúdo para a web. É verdade que, às vezes, você vai escrever textos sobre coisas relacionadas com a sua vida, o que não requer pesquisa. Talvez você os publique no LinkedIn ou no seu blog.

Mas quando você estiver escrevendo para os clientes, vai ser preciso pesquisar muitas referências para produzir conteúdos de qualidade. Para quem gosta de ler, essa etapa do serviço é uma delícia. Para quem não gosta de ler, seria algo impensável passar tanto tempo em frente a um computador pesquisando e escrevendo.

Gostar de estudar também é essencial

Estudar é outro aspecto fundamental da carreira de um redator. O motivo é que um bom conhecimento de gramática e boas noções de escrita não são suficientes. Se sua intenção é produzir conteúdo para a web, vai ser preciso aprender muito sobre a área.

É importante estudar marketing digital, inbound marketing, produção de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), escrita criativa, gramática, entre outros assuntos. E, à medida que for se especializando, você vai começar a sentir a necessidade de estudar mais sobre determinado tema.

Quando um cliente me deu a oportunidade de trabalhar com conteúdos em inglês, a primeira coisa que fiz foi voltar a estudar a gramática da língua. Quando decidi me especializar na escrita de conteúdos sobre finanças, vi que precisava fazer um curso na área.

Isso é apenas para ilustrar que, se você quer trabalhar produzindo conteúdo, será preciso estudar constantemente.

Tenha muita determinação para alcançar seu objetivo

Não vai ser fácil. Se você já tem um emprego, será preciso tirar tempo para estudar e pegar seus primeiros serviços, e isso vai reduzir bastante seu tempo para descanso.

Além disso, familiares e amigos até vão achar interessante o que você está aprendendo, mas quando você disser que vai deixar seu emprego para trabalhar como freelancer, alguns vão aconselhar você a não fazer isso.

Acontece que ter um emprego é visto por muitas pessoas como algo garantido. A mera ideia de não ter um salário fixo as assusta. Portanto, prepare-se para não ter o apoio que você gostaria de ter.

Para compensar essa situação, mantenha contato com outras pessoas que já trabalham na área. Elas poderão dar sugestões e ajudar você a não desistir de seus objetivos.

Evite a força bruta e crie estratégias

Vejo muitos redatores fazerem o seguinte: assim que acabam de fazer um curso de produção de conteúdo, entram em grupos no Facebook e começam a oferecer seus serviços por lá. Pedem certo preço pelo serviço, e depois vão diminuindo à medida que percebem que quem está por lá não tem a disposição de pagar bem.

Muitos desses iniciantes estão desesperados, precisando muito de dinheiro. Assim, acabam trabalhando por preços que não fazem sentido. Mas a verdade é que, para ganhar bons clientes e conseguir bons jobs, você precisa deixar a força bruta de lado, evitando tentar conseguir clientes a todo custo.

É preciso agir de maneira estratégica, construindo uma boa base para o seu trabalho. Para começar, crie um perfil no LinkedIn e otimize-o, adicionando uma boa foto do seu rosto, uma imagem de capa bonita, uma descrição do que você faz, entre outros detalhes.

Em seguida, comece a criar conexões com outros redatores. Converse com eles e diga que você quer aprender a se posicionar na rede. Publique posts e responda a todos os comentários que as pessoas fizerem. Comente nas publicações dos outros e interaja com eles.

Quando se der conta, você terá uma rede de contatos e as propostas vão começar a aparecer. E o melhor: elas serão muito melhores do que as que aparecem nos grupos do Facebook.

Percebe o que significa agir de maneira estratégica? Isso pode não trazer dinheiro no curto prazo, mas prepara o caminho para você ter uma carreira de sucesso na produção de conteúdo.

Como conseguir os primeiros jobs?

A melhor maneira de começar é trabalhar para uma plataforma. Uma das principais aqui no Brasil é a Rock Content, que tem muitos clientes e terceiriza a produção dos conteúdos para freelancers. Trabalhar para ela é uma ótima forma de ganhar experiência e fazer networking.

Independentemente da plataforma que você escolher, mantenha um bom relacionamento com os analistas e também com os outros redatores. Com o tempo, isso pode acabar ajudando você a conseguir jobs fora da plataforma.

Enquanto isso, desenvolva sua marca pessoal no LinkedIn para que outros profissionais comecem a ver você como autoridade em sua área.

Trabalhar com produção de conteúdo vale muito a pena. É claro, isso exige esforço e muita força de vontade. Mas depois de alcançar seu objetivo e olhar para trás, você terá a satisfação de ter vencido vários obstáculos para trabalhar com algo prazeroso.

Quer continuar acompanhando minhas dicas sobre a carreira de redator freelancer? Então assine a newsletter e receba minhas atualizações por e-mail!

Mateus Pimenta

Mateus Pimenta é redator e roteirista, entende de marketing digital e finanças, gosta de conversar sobre livros e gibis, tem autismo e TDAH e é aspirante a jedi consular.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.