Você está visualizando atualmente Investimentos em renda fixa: quais são os principais?

Investimentos em renda fixa: quais são os principais?

Investimentos em renda fixa são aplicações que devem estar no portfólio de todo tipo de investidor, do mais conservador ao mais arrojado. São uma ótima maneira de você guardar, por exemplo, a sua reserva de emergência. Afinal, oferecem segurança e, muitas vezes, uma boa liquidez, que é a possibilidade de resgate imediato.

Principalmente se você trabalha como freelancer, é essencial ter um dinheiro guardado para lidar com imprevistos financeiros. Você tem conseguido guardar um pouco de dinheiro todo mês? Então talvez esteja procurando uma maneira de fazer essas economias terem um bom rendimento. Por isso, continue lendo para conhecer os principais investimentos em renda fixa!

Poupança

A poupança é um investimento em renda fixa bem tradicional. Uma de suas vantagens é a segurança. Afinal, ela é protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o limite de R$250 mil por CPF, por instituição.

Outro atrativo é a facilidade para aplicar. Se você tem uma conta poupança, basta ir ao banco ou a um correspondente bancário e fazer um depósito. Depois de um mês você terá um retorno equivalente a 70% da taxa Selic.

O problema é que essa rentabilidade é baixa quando comparada com outros investimentos, como é o caso dos CDBs.

CDBs

CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Na prática, é o mesmo que você emprestar dinheiro para o banco. Ai, como é gostosa essa inversão de papéis!

Bancos médios e pequenos costumam oferecer CDBs que rendem 100% do CDI e até mais do que isso. CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, e se refere aos empréstimos que os bancos fazem entre si. Essa taxa é quase igual à Selic.

Opa! Está vendo a diferença em relação à poupança? Ela rende só 70% da taxa Selic, enquanto é possível encontrar CDBs com taxa igual ou superior à Selic. É por isso que eles são considerados uma alternativa melhor. Além disso, são seguros, já que estão protegidos pelo FGC.

LCIs e LCAs

Estas são as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras de Crédito do Agronegócio. Ao investir nelas, você está emprestando um dinheiro que será aplicado no setor de imóveis e no agronegócio.

Elas também são cobertas pelo FGC e têm um atrativo extra: seu rendimento é isento de Imposto de Renda. Por isso, na hora de escolher um investimento, lembre-se de considerar esse detalhe.

Uma LCI ou uma LCA podem estar com um rendimento um pouco menor que o de um CDB, mas, por outro lado, você não vai pagar Imposto de Renda sobre o lucro.

Títulos públicos federais

Eles são conhecidos popularmente como Tesouro Direto. Na verdade, Tesouro Direto é o nome da plataforma on-line criada pelo governo federal para possibilitar a negociação de títulos públicos. Veja como esses títulos se dividem.

Tesouro Selic

Por meio do Tesouro Direto, você pode acessar investimentos como o Tesouro Selic. O rendimento dele está atrelado à taxa Selic. Independentemente de quando você fizer o resgate, a rentabilidade sempre vai ser positiva.

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA está atrelado à inflação. Isso significa que seu rendimento é equivalente à inflação somada a uma taxa prefixada. Isso garante que seu dinheiro não vai desvalorizar. Pelo contrário, você vai receber a variação da inflação mais uma taxa prefixada, que será o lucro real.

Tesouro Prefixado

Por fim, o Tesouro Prefixado informa logo na hora da contratação qual será a taxa de rendimento. Assim, é possível saber de imediato quanto você vai resgatar em determinada data.

Em todos esses casos, é preciso ficar de olho na liquidez, ou seja, no tempo necessário para fazer o resgate. Em algumas dessas aplicações, você deve deixar o dinheiro aplicado por alguns anos. Outras já permitem o resgate imediato.

Por isso, leve em conta qual é o seu objetivo. Se a intenção é guardar a reserva de emergência, coloque-a em uma aplicação de boa liquidez, ou seja, que permita o resgate imediato.

Por outro lado, se você tem um objetivo de médio ou longo prazo, escolha outras modalidades com datas de vencimento mais distantes, já que elas oferecem uma rentabilidade melhor.

Investimentos em renda fixa são uma maneira segura de guardar o seu dinheiro. E já que umas oferecem uma rentabilidade melhor do que outras, vale a pena gastar um tempinho para analisar as opções e escolher uma que vai dar um lucro melhor.

Você está trabalhando para desenvolver sua carreira como freelancer? Então tenha em mente que é muito importante se organizar financeiramente. Por isso, assine a newsletter para receber as atualizações do blog!

Imagem de capa: People vector created by pch.vector – www.freepik.com

Mateus Pimenta

Mateus Pimenta é redator e roteirista, entende de marketing digital e finanças, gosta de conversar sobre livros e gibis, tem autismo e TDAH e é aspirante a jedi consular.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.