Você está visualizando atualmente Não confie apenas no ChatGPT: o papel da revisão humana no conteúdo gerado por IA
Mulher lendo algo atentamente em seu computador.

Não confie apenas no ChatGPT: o papel da revisão humana no conteúdo gerado por IA

Os chatbots conversacionais, como o ChatGPT, são programas de inteligência artificial (IA) que têm a capacidade de conversar com os usuários, respondendo a perguntas e dando informações sobre um monte de assuntos.

Com isso, ele logo passou a ser usado como ferramenta por quem trabalha com redação. Mas será que o ChatGPT e outras IAs conversacionais são confiáveis?

O ChatGPT é confiável?

Bom, o ChatGPT usa um modelo de linguagem pré-treinado, que foi alimentado com uma quantidade imensa de dados para aprender a responder a perguntas. Isso significa que ele pode oferecer respostas precisas em muitos casos.

No entanto, a IA não é perfeita. Em algumas situações, ela pode não entender a pergunta do usuário ou fornecer uma resposta incorreta.

Às vezes, a IA “alucina”, produzindo informações incorretas ou sem sentido. Além disso, o ChatGPT não tem a capacidade de entender o contexto de um texto, levando a informações imprecisas ou mal-interpretadas.

Isso sem contar que há muitas informações imprecisas e desatualizadas na internet, e o ChatGPT pode acessar esses dados.

Por isso, é arriscado confiar de olhos fechados na IA. E é aí que entra a revisão humana, para garantir a precisão das informações do conteúdo.

A importância da revisão humana

Se você decidiu usar o ChatGPT ou outra IA como ferramenta de trabalho na produção de conteúdo, não deixe tudo por conta da tecnologia.

É fundamental fazer uma revisão técnica para garantir que o texto esteja conceitualmente correto. Afinal, você não quer ensinar nada errado para seu leitores, né?

A revisão humana é particularmente importante quando se trata de conteúdos complexos, com muitos detalhes. Nesses casos, os erros são frequentes e podem exigir uma revisão mais demorada.

Dicas para uma revisão eficaz

Para fazer uma boa revisão, você precisa entender bem a área em questão. Bom mesmo é evitar se aventurar em áreas complexas e que você não conhece bem, já que nesse caso seria difícil garantir a qualidade da informação.

Além disso, é preciso ter um bom conhecimento da língua portuguesa, já que o ChatGPT e outros bots costumam cometer alguns errinhos gramaticais e ortográficos.

E, claro, dê um toque de humanidade ao conteúdo quando seu coração mandar. Às vezes você vai sentir que uma frase soa melhor invertendo a ordem das palavras, ou que trocar certo termo pode deixar o texto mais gostoso de ler.

Isso, só você pode fazer.

Gostou do artigo? Aproveita para ler o post “Como ganhar dinheiro com redação”!

Mateus Pimenta

Mateus Pimenta é redator e roteirista, entende de marketing digital e finanças, gosta de conversar sobre livros e gibis, tem autismo e TDAH e é aspirante a jedi consular.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.