Os chatbots conversacionais, como o ChatGPT, são programas de inteligência artificial (IA) que têm a capacidade de conversar com os usuários, respondendo a perguntas e dando informações sobre um monte de assuntos.
Com isso, ele logo passou a ser usado como ferramenta por quem trabalha com redação. Mas será que o ChatGPT e outras IAs conversacionais são confiáveis?
O ChatGPT é confiável?
Bom, o ChatGPT usa um modelo de linguagem pré-treinado, que foi alimentado com uma quantidade imensa de dados para aprender a responder a perguntas. Isso significa que ele pode oferecer respostas precisas em muitos casos.
No entanto, a IA não é perfeita. Em algumas situações, ela pode não entender a pergunta do usuário ou fornecer uma resposta incorreta.
Às vezes, a IA “alucina”, produzindo informações incorretas ou sem sentido. Além disso, o ChatGPT não tem a capacidade de entender o contexto de um texto, levando a informações imprecisas ou mal-interpretadas.
Isso sem contar que há muitas informações imprecisas e desatualizadas na internet, e o ChatGPT pode acessar esses dados.
Por isso, é arriscado confiar de olhos fechados na IA. E é aí que entra a revisão humana, para garantir a precisão das informações do conteúdo.
A importância da revisão humana
Se você decidiu usar o ChatGPT ou outra IA como ferramenta de trabalho na produção de conteúdo, não deixe tudo por conta da tecnologia.
É fundamental fazer uma revisão técnica para garantir que o texto esteja conceitualmente correto. Afinal, você não quer ensinar nada errado para seu leitores, né?
A revisão humana é particularmente importante quando se trata de conteúdos complexos, com muitos detalhes. Nesses casos, os erros são frequentes e podem exigir uma revisão mais demorada.
Dicas para uma revisão eficaz
Para fazer uma boa revisão, você precisa entender bem a área em questão. Bom mesmo é evitar se aventurar em áreas complexas e que você não conhece bem, já que nesse caso seria difícil garantir a qualidade da informação.
Além disso, é preciso ter um bom conhecimento da língua portuguesa, já que o ChatGPT e outros bots costumam cometer alguns errinhos gramaticais e ortográficos.
E, claro, dê um toque de humanidade ao conteúdo quando seu coração mandar. Às vezes você vai sentir que uma frase soa melhor invertendo a ordem das palavras, ou que trocar certo termo pode deixar o texto mais gostoso de ler.
Isso, só você pode fazer.
Gostou do artigo? Aproveita para ler o post “Como ganhar dinheiro com redação”!