Você é redator ou redatora e tem uma renda que faz seu esforço valer a pena? Bem, levando em conta as estatísticas, é mais provável que você ainda não saiba muito bem como ganhar dinheiro com redação.
De acordo com a pesquisa Mercado Freelancer 2020 da Rock Content, a metade das pessoas freelancers têm uma renda mensal abaixo dos R$2 mil, e apenas 21,4% ganham mais de R$3 mil por mês.
Por isso, não é de surpreender que, naquele ano, 46,3% tenham abandonado a carreira por terem uma remuneração insuficiente ou não conseguirem clientes.
Acontece que não precisava ser assim.
Quem produz conteúdo para blogs e redes sociais tem um conjunto de conhecimentos que poderiam ser usados em benefício de sua marca pessoal, mas no final das contas acabam sendo aplicados apenas nas estratégias dos clientes.
Estou falando do marketing de conteúdo, e se você ainda não tinha pensado em usá-lo na sua marca pessoal ou não sabe como fazer isso, este post é para você. Vai lendo, porque é agora que você vai entender como ganhar dinheiro com redação.
Os conhecimentos de quem trabalha com redação para a web
Você aprendeu a trabalhar com produção de conteúdo, e seus conhecimentos abrangem uma boa variedade de tópicos, incluindo:
- ortografia e gramática
- SEO (search engine optimization)
- marketing digital
- inbound marketing
- marketing de conteúdo
Isso significa que não basta saber escrever bem. Você precisa compreender o funcionamento básico das estratégias de marketing pra entender como o conteúdo a ser produzido se encaixa no todo.
É por isso que é tão importante estudar marketing de conteúdo, por exemplo. Com esse conhecimento, você sabe que seu artigo será usado em um funil de vendas que atrai, retém e converte.
O conteúdo que você escreve para o cliente atrai leitores e os transforma em compradores, certo?
Todo esse conhecimento poderia ser usado por você para conseguir clientes, mas muitas pessoas que trabalham com redação teimam em prospectar do jeito errado. Elas ainda não sabem como ganhar dinheiro com redação.
Como procurar jobs do jeito errado
Você escreve bem, tirou algumas certificações relacionadas com a produção de conteúdo para a web e agora é hora de buscar clientes.
Aí você procura grupos no Facebook para ver se encontra clientes em potencial. São grupos onde umas pessoas oferecem seus serviços de escrita e outras buscam profissionais que cobrem pouco, muito pouco mesmo.
Lá acontece uma espécie de leilão, e quem cobra menos vence. Vence dependendo do ponto de vista, né? Afinal, quem vence essas disputas tem a oportunidade de pegar um job e ganhar quase nada por ele.
A maioria dos redatores e redatoras que frequentam esses grupos muitas vezes vivem reclamando que quem trabalha nesse mercado não se valoriza e que isso prejudica a todos.
Com o tempo, elas desanimam e abandonam a profissão, ou talvez continuem escrevendo — e se estressando muito — por falta de opção.
Se você procura jobs desse jeito, saiba que esse é o jeito errado. Você está deixando de usar um conhecimento precioso que já está aí dentro da sua cabeça.
Quando começar a usá-lo, aí sim você vai ganhar um bom dinheiro com redação.
Como ganhar dinheiro com redação
Quem quer ganhar dinheiro com redação precisa usar o marketing de conteúdo, o que envolve produzir artigos e publicá-los onde seu público-alvo está.
E quem é seu público-alvo? Pelo menos no meu caso, percebi que o público-alvo ideal é composto por gerentes de marketing e de conteúdo.
E onde essas pessoas estão? Muito simples: no LinkedIn. É nessa rede que você precisa estar e aparecer por meio do seu conteúdo.
Já que seu trabalho é escrever, publique artigos no LinkedIn para mostrar do que você é capaz. Ah, você não sabe sobre o quê escrever?
Muito simples também: escreva sobre escrever. E quanto mais você escrever, mais suas conexões vão memorizar seu rosto, seu nome e sua profissão. Quando elas precisarem de alguém que trabalhe com redação, a chance de se lembrarem de você é imensa.
Essa é uma ótima maneira de usar o marketing de conteúdo para atrair leitores e convertê-los em clientes.
Quando entrarem em contato, essas pessoas vão te pedir um orçamento, e aí você vai poder determinar um preço que seja justo para as duas partes do quase acordo.
Não importa que existam outras pessoas que cobrem só 30% do seu preço. Afinal, por meio do marketing de conteúdo, você já provou que merece ter uma remuneração melhor, e seu potencial cliente que está no LinkedIn sabe muito disso.
Se você fizer esse marketing de conteúdo pessoal do jeito certo, com uma boa frequência aparecerão ofertas de trabalho na sua caixa de entrada — e você finalmente vai ganhar dinheiro com redação e ficar satisfeito ou satisfeita com sua renda.
Se você está tentando entrar no mercado de produção de conteúdo e amigos e familiares estão falando que essa não é uma boa ideia, leia o artigo em que eu falei sobre ter cuidado com os conselhos de amigos.